O EFEITO DA PANDEMIA NAS OLIMPÍADAS DE 2021
​
Como o adiamento das Olimpíadas de 2020 para 2021 afetou o esporte e os atletas brasileiros?
​
​
Visto que o adiamento das Olimpíadas de 2020, para 2021, foi necessário por conta da pandemia de covid-19, com o fechamento de clubes e academias os atletas tiveram que reajustar suas rotinas de treinamento em casa tentando sofrer o menor impacto possível.
​
Infelizmente, alguns esportes que precisam de muito espaço, como esportes aquáticos e ginásticas, foram ainda mais prejudicados, pois os atletas ficaram impossibilitados de ter um treinamento adequado. Muitos contratos terão que ser revistos, principalmente com patrocinadores. Outro fator negativo é que muitas categorias são separadas por idade, o que fará que alguns atletas não possam mais participar das Olimpíadas de Tóquio. E além disso, há uma grande preocupação da COB (Comitê Olímpico do Brasil) com a saúde mental dos atletas, por tanto tempo dentro de casa, preocupação com o futuro dos jogos e possíveis mortes de pessoas próximas, que estão afetando o psicológico de todos.
​
Para alguns atletas, o adiamento pode ser visto como algo positivo, como mais tempo de treinamento e de estudo, outro exemplo são os atletas que estavam lesionados, que se recuperaram e poderão participar.
​
O treinamento já voltou, com os cuidados necessários, e as Olimpíadas estão previstas para 2021, é esperado um desempenho abaixo da média, causado por tanto tempo sem treino adequado e ainda uma possível instabilidade emocional. Mas, existem coisas que só descobrimos vendo, sempre podemos nos surpreender.
​
Sabrina Toledo