Resumo do filme: O Nome da Rosa
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
Cena do filme O Nome da Rosa
​
​
O Nome da Rosa, filme lançado em 1986, baseado no livro do italiano Umberto Eco de 1980, é uma mistura de suspense com drama, que se passa no período medieval, 1327, em um monastério na Itália, onde assassinatos misteriosos estão acontecendo. A história é narrada pelo velho Adso de Melk, que quando jovem era um noviço que estava sob tutoria do monge franciscano William de Baskerville, que é convidado para fazer parte de um grupo do clero para investigar crimes de heresia.
​
Ao chegarem a um monastério beneditino, ficam sabendo sobre um pároco que havia falecido sob circunstâncias vistas como obra do demônio pelos demais religiosos, a partir de então, William decide iniciar uma investigação sobre o caso e Adso o acompanha.
​
Novas mortes vão acontecendo, todas elas parecem ter ligação com um livro, até que eles descobrem a existência de uma biblioteca secreta que guarda livros considerados perigosos pela Igreja Católica, pois continham ensinamentos da antiguidade que colocavam em dúvida dogmas católicos, por exemplo, uma das crenças difundidas pelos poderosos do clero, era a de que o riso era algo demoníaco, desse modo, ele era proibido. Um dos livros que estava na biblioteca era uma obra de Aristóteles que falava sobre a comédia. Através do pensamento racional e investigativo eles conseguem encontrar a biblioteca, que continha uma quantidade enorme de obras e fora construída de forma complexa, como um labirinto.
​
Alguns abusos da Igreja também são retratados. Eles costumavam oferecer comida aos camponeses em troca de favores sexuais. Nisso, Adso se depara com uma jovem (única mulher no enredo) e os dois se envolvem sexualmente, assim, Adso se apaixona pela moça.
​
Ocorre uma confusão envolvendo dois frades e a camponesa por quem Adso se apaixonou. Eles são vistos como hereges e a moça como bruxa. É realizado um julgamento onde eles são obrigados a confessar os assassinatos e são condenados a queimar na fogueira. Enquanto isso, William e Adso vão até a biblioteca.
​
Lá eles se deparam com Jorge de Burgos, o "guardião" da biblioteca. Então, William se dá conta de que Jorge era responsável pelas mortes. A seguir se inicia um incêndio na biblioteca, em que Jorge de Burgos morre, mas Adso e seu mestre sobrevivem. Com o incêndio, a camponesa escapa. Indo embora, Adso e William seguem rumos diferentes e nunca mais se encontram. Adso decide não se juntar a camponesa, restando a ele apenas a lembrança dos ensinamentos de seu mestre e da paixão por sua amada.
​
Sabrina Toledo