A COMUNICAÇÃO HOJE (E AMANHÃ)
​
Como mudamos a nossa forma de nos comunicar em 2020?
​
Uma vez que no último ano tivemos que nos distanciar, vimos a necessidade de transformar a maneira de nos comunicar, repensar as formas de manter contato, em segurança, com amigos, família e trabalho.
​
Em 2020 vimos o crescimento das plataformas de videoconferência, como Zoom, Skype, Teams, Meets e Discord, das funcionalidades do Google e também o aumento das compras de eletrônicos, graças a necessidade de um meio de trabalho e de estudo, além de manter a família e amigos amigos conectados, vimos até mesmo eventos e festas promovidos por meio da internet, o facebook, por exemplo, adiantou o lançamento do Messenger Rooms, para aproveitar o crescimento nas buscas desse tipo de plataforma.
​
No contexto atual, o distanciamento social mudou o funcionamento de vários setores que, de repente, precisaram se atualizar. Muitos não conheciam, ou até mesmo não gostavam das novas tecnologias, mas buscar o mundo digital foi a única saída para manter se comunicando com funcionários e clientes, e assim, não precisar fechar as portas, o termo “marketing digital”, bateu recorde de buscas na história de acordo com o Google, pois muitos precisaram saber como começar.
​
Com a pandemia, enxergamos um novo rumo, novas formas de nos comunicar, podemos manter coisas que aprendemos nesse período, expandir. Muitas empresas pretendem manter o home office, algumas vão acrescer delivery e e-commerce, ganhamos formas de interagir e ainda veremos o surgimento de outras. Nada disso substitui o encontro olho no olho, o contato com as pessoas, mas graças a tecnologia, pudemos nos manter conectados e quando tudo isso acabar teremos conhecido novos meios, que podemos manter e transformar o futuro.
​
Sabrina Toledo